Quadrilhas – A Essência do Crime Organizacional no Brasil 2

Crime Organizacional

Esquemas criminosos corporativos não dependem de uma só pessoa. Exceto em casos muito pequenos, Crime de colarinho branco envolve um grupo de pessoas – um quadrilha. Este grupo inclui pessoas dentro e fora da empresa.

Crime Organizacional

Do ponto de vista da empresa vitima comprador, uma pessoa só não consegue aprovar uma compra grande. A aprovação da compra envolve o departamento da área que vai receber os bens ou serviços, o departamento de compras, o departamento de analise de credito, a unidade de cadastramento e até o TI, e o departamento jurídico responsável por contratos, e os departamentos financeiro e de controladoria, para autorizar a liberação de fundos.

Do ponto de vista da empresa vendedor dos bens ou serviços, uma pessoa só não consegue executar uma venda grande. O departamento comercial cuida da venda em si. O departamento jurídico é responsável pelo contrato de venda. A distribuição e entrega cai no domínio do departamento(s) de logística e transportes. De uma maneira ou outra, alguém – ou alguns funcionários – no departamento financeiro precisam autorizar e executar o “repasse” da propina.

Quanto mais dinheiro envolvido, o mais alto o nível dos envolvidos – ate diretoria tanto da empresa vitima quanto da empresa vendedor.