Reclamações trabalhistas e trabalho escravo fraudulentos

Reclamações trabalhistas

Reclamações trabalhistas fraudulentas. Acusações de trabalho escravo em empresa multinacional. Pagamento de propina.

Cliente. Usina de açúcar, parte de grupo multinacional.

Problema. Usina foi denunciada por trabalho escravo em relação trabalhadores de campo terceirizados. No mesmo tempo, a empresa estava sofrendo uma avalanche de processos trabalhistas patrocinados por 01 único escritório de advocacia, com um passivo trabalhista total de U$ 40 milhões. Houve suspeita de fraude nas ações trabalhistas.

Reclamações trabalhistas

Solução. A investigação revelou que os gerentes manipulavam os cartões de ponto dos trabalhadores rurais para reduzir horas extras. Por outro lado, o escritório de advocacia patrocinador das reclamações trabalhistas estava recebendo informações de dentro da usina sobre as demissões antes de acontecer com os dados de contato dos funcionários a serem demitidos. O escritório de advocacia pagava propina para funcionários da empresa e tinha representantes dentro da usina aliciando funcionários. Wolfe Associates apontou os responsáveis e identificou deficiências na gestão agrícola, Recursos Humanos e na gestão das reclamações trabalhistas. Foi desenvolvido redesenho dos controles internos, um conjunto de contramedidas e uma estratégia de gestão financeira do passivo trabalhista, inclusive de provisões e acordos.

Os nomes dos envolvidos foram trocados por razões de sigilo. Investindo no Brasil? Precisa saber quem vai gerenciar seu investimento. Wolfe Associates pode realizar estudo de perfil dos principais executivos.