Roubo de carga. Vazamento de informações de dentro da empresa. Pagamento e recebimento de propinas.

roubo de carga

Cliente.Empresa nacional de distribuição de mercadoria.

Problema.A empresa sofreu 03 assaltos armados a caminhões e roubo de cargalogo após sair da empresa e antes de chegar na rodovia que ficava há 250 metros da empresa. A empresa distribuía mercadorias de baixo e alto valor. Nas 03 ocorrências, os caminhões carregavam mercadorias de alto valor. Há suspeitas  que um funcionário ou terceirizado da recebiam propina para vazar informações para os ladrões sobre os embarques.

Roubo de Carga

Investigação. A investigação levantou indícios de vazamento de informações com relação aos embarques roubados. Omodus operandi (MO) dos 03 roubos foram parecidos. Todos caminhões roubados embarcaram entre 08:00 e 08:15 da manhã. Nos 03 casos, 04 assaltantes roubaram o caminhão e 03 assaltantes ficaram com o motorista e seus ajudantes num furgão. Foram identificados falhas de procedimentos e processos, e que vários funcionários tinham conhecimento prévio dos detalhes dos embarquese oportunidade de avisar os assaltantes com tempo hábil de preparar os assaltos. Wolfe Associates fez recomendações de mudanças nos processos para corrigir as vulnerabilidades nos processos que permitiam o vazamento de informações.

Os nomes dos envolvidos não foram revelados por razões de sigilo. Sua empresa está perdendo dinheiro, sendo vítima de roubo de carga? Wolfe Associates pode investigar conduta imprópria de funcionários e terceiros. Nós podemos quantificar os prejuízos causados por incompetência e conduta ilícita, identificar vulnerabilidades nos controles e processos e recomendar contramedidas para correções.