Esquema de corrupção empresarial para favorecimento de executivos. Pagamento e recebimento de propinas. Suborno de executivos.

Esquema de corrupção empresarial para favorecimento de executivos

Cliente. Empresa multinacional de hipermercados.

Problema. A diretoria recebeu uma denúncia anônima que o gerente operacional de produtos perecíveis estava recebendo propina de um fornecedor de carnes para adquirir seu produto para as lojas da rede em São Paulo.

Esquema de corrupção empresarial para favorecimento de executivos.

Investigação. A investigação confirmou existência de uma esquema de corrupção envolvendo pagamento de propinas (kick-backs) para um grupo de funcionários liderados pelo gerente operacional de perecíveis para comprar carnes de qualidade inferior. Foram identificados os funcionários envolvidos.Além do fornecedor, a transportadora estava envolvida na esquema. Além de vulnerabilidades nos processos internos, foi revelado má administração e negligência envolvendo dois diretores da empresa.

Possui empresa no Brasil? Há suspeita de má administração, gestão incompetente, conduta imprópria e recebimento de propinas? Wolfe Associates pode investigar conduta imprópria de funcionários e terceiros. Nós podemos quantificar os prejuízos causados por incompetência e conduta ilícita, identificar vulnerabilidades nos controles e processos e recomendar contramedidas para correções.
Os nomes dos envolvidos foram trocados por razões de sigilo.