Esquema de corrupção empresarial. Pagamento e recebimento de propinas. Má administração. Envolvimento de crime organizado.


Cliente. Empresa multinacional fabricante de produtos e sistemas de soldagem industrial.

Problema. A subsidiária brasileira importava produtos do matriz. A empresa local  foi notificada pela policia da existência de documentos (guias de recolhimento) falsificadas de pagamentos de ICMS sob produtos importados. As obrigações fiscais referente aos documentos falsificados permaneceram em aberto e a empresa responsável pelo recolhimento incluindo multas e juros. O comitê de auditoria corporativo solicitou uma investigação para ver se funcionários ou executivos da empresa estavam envolvidos nas fraudes.

Esquema de corrupção empresarial. Pagamento e recebimento de propinas. Má administração. Envolvimento de crime organizado.

Investigação. A investigação apurou que a empresa de desembaraço aduaneiro contratada pelo cliente enviava as guias de recolhimento de impostos aos bancos, contudo essas guias eram interceptadas por gangues possuidoras de máquinas autenticadoras, possivelmente sucatas do banco, falsificando as autenticações das guias. Foi averiguado que não houve envolvimento de funcionários da empresa ou da empresa de desembaraço aduaneiro.

Possui empresa no Brasil?. Há suspeita de fraude fiscal, falsificação de documentos,conduta imprópria e recebimento de propinas? Wolfe Associates pode investigar conduta imprópria de funcionários e terceiros. Nós podemos, investigar se houve conduta ilícita e identificar os envolvidos além quantificar possíveis prejuízoscausados por conduta ilícita, identificar vulnerabilidades nos controles e processos e recomendar contramedidas para correções.

Os nomes dos envolvidos foram trocados por razões de sigilo.