Esquema de corrupção empresarial. Pagamento de propina. Conluio com empresas terceirizadas. Investigação financeiro-contábil.


Cliente. Trading de grãos.

Problema. Disputa judicial sobre a validade dos contratos firmados por empresa comercial terceirizada do grupo junto a empresa de originação de grãos, que por sua vez firmou diversos contratos com produtores rurais, bem como a responsabilidade pelos pagamentos.

Esquema de corrupção empresarial. Pagamento de propina. Conluio com empresas terceirizadas. Investigação financeiro-contábil.

Solução. A investigação de objeto contábil-financeiro analisou os contratos apresentados nos autos do processo, bem como todos os demais documentos referentes aos pagamentos e adiantamentos entre as empresas e produtores. Foi identificado com base nos documentos constantes dos autos que 80% dos contratos não foram sequer pagos, e outra parcela de 18% dos contratos, o pagamento foi feito pelo produtor como forma de adiantamento, quando costumeiramente deveria ocorrer o contrário, o produtor ser fomentador para desenvolver a sua produção. Uma das linhas de raciocínio para analisar o caso é que foi utilizada a estratégia de juntar diversos documentos ao processo como uma forma de confundir a outra parte interessada na lide, o que aconteceu, e não foi questionado oportunamente na contestação da outra parte após a apresentação do laudo do perito nomeado pelo juiz.

Possui empresa no Brasil? Há suspeita de gestão incompetente, conduta imprópria por parte dos principais executivos? Constantes lides contenciosas envolvendo a operação da empresa? Algo pode estar errado em seu modelo de negócios ou as pessoas que gerenciam seu negócio. Nós podemos quantificar os prejuízos causados por incompetência e conduta ilícita, identificar vulnerabilidades nos controles e processos e recomendar contramedidas para correções.

Os nomes das empresas não foram revelados por razões de sigilo.